Cidades

Prefeitura amplia frota de ônibus nos horários de pico e reforça processo de higienização

0

Prefeitura amplia frota de ônibus nos horários de pico e reforça processo de higienização

Ação integra pacote de medidas adotadas pela Prefeitura de São Bernardo para combater disseminação do novo coronavírus

Em mais uma ação de combate à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), o prefeito de São Bernardo Orlando Morando acompanhou, nesta terça-feira (17/03), o início do processo de higienização completa de toda a frota municipal de transporte coletivo da cidade. A medida, que integra o plano emergencial adotado pela Administração municipal, visa assegurar a segurança de 250 mil passageiros que utilizam diariamente o sistema que, a partir desta semana, terá ainda aumento de ônibus nas ruas durante os horários de pico com objetivo de evitar aglomerações, utilizando a reserva técnica, que fez saltar dos 389 carros para 424 veículos.

A limpeza dos veículos, realizada em parceria com a SBCTrans, será realizada no término de cada viagem nos 28 terminais e pontos finais espalhados pela cidade. O processo prevê a higienização de bancos, apoios de braça e cabeça, além de janelas.

“O reforço da frota de ônibus e a higienização dos coletivos é fundamental para combater a disseminação do coronavírus em espaços com grande movimentação de pessoas. Com isso, nosso objetivo é assegurar que nossos moradores estejam seguros durante o trajeto de sua casa até trabalho”, afirmou o chefe do Executivo.

A vistoria da higienização dos coletivos realizada pelo prefeito contou com a presença do presidente da Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo (ETC), Ademir Silvestre, e da diretora da SBCTrans,  Milena Braga.

AÇÕES – Nesta terça-feira (17/03), por meio do decreto 21.111, a Prefeitura de São Bernardo decretou estado de emergência no município, pelo prazo máximo de até 180 dias. O documento, assinado pelo prefeito Orlando Morando, determina série de medidas para conter o avanço da pandemia de COVID-19 no âmbito da Administração Municipal. O material está disponível na integra no link https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/1018801/NM+2116+Especial+de+17.03.2020+-+Conteu%CC%81do+Integral.pdf/e8d53703-5217-0a34-bc8c-b85efcbafdeb

Entre as determinações impostas pela Prefeitura está à suspensão de férias e licenças de servidores da Saúde, o mapeamento das casas de acolhimento de idosos, a utilização de prédios escolares para apoio da Saúde e o cancelamento de atividades culturais e esportivas.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, São Bernardo apresenta, até o momento, 146 notificações do coronavírus, sendo que destes, apenas dois casos foram confirmados. Trata-se de um casal que, recentemente, esteve em viagem pela Itália e, no momento, está em casa, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município. Outros 124 casos estão sendo investigados e 20 já foram descartados.

EDUCAÇÃO – Devido à suspensão gradativa das aulas, a rede municipal de São Bernardo registrou nesta terça-feira presença de apenas 5% dos 82 mil alunos da rede. Na rede estadual, onde as aulas serão interrompidas oficialmente na segunda-feira, o nível de presença foi de 2%.

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA –  A Administração também orientou a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela gestão do albergue municipal, no Centro, quanto ao reforço do uso de álcool gel e da higienização dos usuários, no momento do ingresso e durante sua permanência no serviço. A medida visa evitar a propagação do coronavírus. Além disso, a equipe está orientada quanto à identificação de pessoas com sintomas, para encaminhamentos e notificação à secretaria de Saúde.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Cidades