Policial

15/07/2016 07:39 Fonte : Jornal do Rudge Ramos On line

Frequência de assaltos preocupa moradores do Rudge Ramos

Reclamações mais frequentes são de furtos de veículos e celulares

Andar livremente pelas ruas deixou de ser um hábito seguro no bairro Rudge Ramos. Os assaltos têm sido cada vez mais frequentes na região, o que gera insegurança para boa parte dos comerciantes e, principalmente dos moradores. Dentre as reclamações mais frequentes são direcionadas à furtos de celulares e veículos.

Moradora do bairro há mais de sete anos, Albertina Nunes Rodrigues,72, contou que sua filha foi surpreendida ao sair do trabalho a noite. “Ela estava esperando pelo ônibus na avenida Dr. Rudge Ramos quando foi abordada pelo assaltante. Ele estava armado e levou a bolsa, documentos e inclusive o celular que ela ainda está pagando. Não sobrou nada.”

De acordo com informações obtidas pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana do 6º Batalhão, só em janeiro deste ano, a Polícia Militar registrou cerca de 85 flagrantes na área da Companhia, sendo 19 delas no bairro Rudge Ramos. No mês de maio foram registradas sete apreensões de armas, sendo quatro na região.

No site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o registro de veículos roubados em 2015 no Rudge Ramos, chegou a 2.670, mas só 170 foram recuperados. Neste ano, mais de 900 veículos foram roubados e, até o momento, somente 24 foram recuperados.

Comerciante do bairro há mais de 30 anos, Ivaldete Aparecida Pondian, 50, afirmou que mesmo não tendo sofrido ou presenciado algum tipo de furto, já está providenciando a instalação de câmeras de segurança para trazer mais garantia para seus clientes e seus produtos. “Os moradores contam que os assaltos não estão tendo horário para acontecer, por isso, procuro sempre ficar atenta. A instalação das câmeras não é garantia de 100%, mas já ajuda”, explicou.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que a Polícia Civil de São Bernardo está realizando operações para combater os furtos de celulares e veículos na região e já registrou queda de 21,91% em roubos de veículos nos quatro primeiros meses de 2016, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O 2º DP de São Bernardo, responsável pela área, também realizou sete prisões este ano envolvidas em crimes contra o patrimônio.

“Depois de receber os alertas dos nossos vizinhos, eu e o meu marido decidimos tomar algumas atitudes preventivas como evitar carregar dinheiro na bolsa, fazer saídas rápidas do banco e até mesmo falar baixo na rua para não chamar a atenção”, contou a vendedora Miriam Nunes Paiva da Silva, 69.

Para evitar o risco de possíveis furtos, a Polícia Militar orienta que a população fique atenta quanto à postura adotada em público, como por exemplo, evitar usar e expor os aparelhos telefônicos em lugares mais movimentados ou mesmo tentar mudar as rotas e adotar caminhos alternados em horários de saídas de escolas ou do próprio trabalho.

Para contribuir para a realização frequente de atividades preventivas e diminuir riscos que afetem a segurança pública, é importante que o morador que for vítima de algum tipo de furto registre um Boletim de Ocorrência. Para isso, os moradores do Rudge Ramos podem procurar pelo 2º DP de São Bernardo, localizado na rua do Sacramento,6 ou comparecer ao 6º Batalhão de Polícia Militar, localizado na rua Lígure, 180, no Jardim do Mar.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo