Policial

11/05/2016 15:24

Segurança: veja dicas de manutenção para sua moto!

As motocicletas são veículos utilizados por diversos brasileiros como o principal meio de transporte para se deslocar entre cidades e estados e, principalmente, para realizar serviços e entregas de maneira mais rápida. Por ser usada frequentemente, ela requer revisão periódicas a fim de evitar acidentes. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer a manutenção da sua moto!

Corrente

Uma das peças fundamentais para o bom desempenho da sua motocicleta é a corrente. Para que ela não se quebre facilmente, é essencial mantê-la bem lubrificada, o que pode ser feito semanalmente com óleo ou graxa em spray. Vale lembrar que não é recomendado o uso da graxa convencional ou lavar com solventes, pois estes produtos podem ressecar os anéis de borracha dos elos.

Além disso, o mais indicado é que sua regulagem seja feita mensalmente em um mecânico de confiança para que ela continue bem firme. Quando a corrente está frouxa, existe o risco de ela se soltar e travar a roda, podendo provocar uma queda. Caso a regulagem chegue ao fim, é importante trocá-la para que não haja riscos durante as viagens.

Cabos

Estes itens devem estar em perfeito estado e funcionamento para que você tenha muito mais segurança em viagens mais curtas ou longas. Os modelos modernos de cabos são mais resistentes do que os antigos. Ainda assim, é necessário realizar uma manutenção periódica.

Aqueles que compõem o sistema das motocicletas que contam com a embreagem por cabo necessitam de cuidados especiais. Mensalmente, indica-se passar um óleo em spray para reduzir o atrito entre os cabos e a alavanca da embreagem, alongando ainda mais a sua vida útil.

Pneus

Os pneus devem ser observados com atenção, já que eles são submetidos a situações extremas, como frio, calor, chuva, e também a alguns fatores externos, como pedregulhos, buracos e imperfeições nas vias.

A calibragem, pressão interna e o estado de conservação devem ser os indicados pelos fabricantes para que eles continuem a preservar sua segurança. Além disso, é importante verificar se há objetos presos, como cacos, pregos, pedras, dentre outros, que gastam a borracha e podem rasgá-la.

Óleo

O óleo é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento da moto, já que ele move o veículo e pode ser comparado com o sangue humano: quanto mais limpo, maior será a vida útil do motor. Desta forma, verificar constantemente o nível de óleo e completá-lo, caso haja necessidade, é crucial.

Iluminação

Por ser um veículo menor e que deixa o condutor mais exposto, é importante que a motocicleta esteja sempre com a iluminação em boa qualidade e sem falhas. Se elas estiverem queimadas, se torna difícil a identificação do veículo, principalmente em vias escuras e durante a noite. Ao perceber falhas, o mais indicado é trocar as lâmpadas.

Freio

Verificar os freios é importante para que a segurança do condutor e do passageiro esteja garantida. Nos veículos em que o sistema é de freio a disco, o desgaste pode ser percebido a olho nu, enquanto naqueles em que é utilizado o freio tambor, é necessário removê-lo para análise.

No primeiro, a manutenção pode ser feita substituindo o fluido de freio, em média, de dois em dois anos ou até que as pastilhas deem os primeiros sinais de desgaste. Vale enfatizar que elas não devem ser utilizadas até o final de suas vidas úteis por comprometer a sua segurança.

Enquanto isso, no segundo modelo, o condutor deve ficar atento ao desgaste das lonas. Como? Existe uma seta indicando a sua vida útil, o que permite que a medição seja feita de maneira prática e rápida. Além disso, é importante realizar a regulagem periodicamente.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo