Mulher

27/05/2015 00:13

O Líder de si mesmo

Todos somos líderes, pois já nascemos com este potencial. Desta forma desde cedo já manifestamos esta liderança no todo de nossa vida através de nosso comportamento. Porém, nosso conceito de liderança e de líder nos remete a ideia de que líder é a pessoa que tem o dom de ser forte e inteligente o suficiente para liderar muitas pessoas. Desta forma, de acordo com isto, lider, comando e pessoas estão profundamente ligados não existindo um sem o outro.

Dando continuidade a este conceito, ao longo de nossas vidas nós vamos desenvolvendo também a ideia de que um lider tem muito poder, pois tem a autoridade de mandar em muitas pessoas e fazê-las com que elas obedeçam suas ordens.

Assim, de todos os conteúdos que envolvem o lider e a liderança, o poder é o que mais seduz pois envolve também a ideia de estatus. Então, de acordo com esta linha de entendimento, líder é aquele que tem a força, a capacidade e o poder de fazer com que suas ordens sejam cumpridas e que com isto ocupa uma situação privilegiada perante seus subordinados. Há ainda a ideia que a pessoa que é lider tem a missão de liderar e isto está também relacionado ao dom.: líder tem a missão de liderar e portanto já nasce com este dom.

Bem, muito destas ideias pertinentes ao entendimento do que é ser um lider e de liderança tem sofrido muitas mudanças ao longo do tempo, pois hoje já existem várias linhas de pesquisas e de estudos que conduzem para outras formas de compreensão. Existe até vários cursos e treinamentos para se desenvolver e preparar líderes para várias áreas de nossa sociedade.

Porém, é necessário que se compreenda que primeiramente, o verdadeiro líder é o líder de si mesmo. Por isto, todos nós somos líderes natos pois nascemos antes de tudo para liderarmos a nós mesmos. Desta forma, já ao nascermos, estamos tomando decisões que se referem a nós mesmos e que de forma natural envolvem pessoas ao nosso redor (primeiramente nossos pais, família, amigos etc.).

Ao longo de nossas vidas, sofremos a influência de vários conceitos, valores e crenças que favorecem ou não o desenvolvimento desta capacidade nata e natural. A educação recebida da família, escola, a influência do meio social e religioso são fundamentos de nossas bases de referências. Assim, uma criança que é educada e desenvolvida para tomar suas próprias decisões e ser responsável por elas, com certeza está exercendo e fortalecendo sua capacidade de se auto liderar e possivelmente estará envolvida com liderança quando adulta. De forma contrária, uma criança que sofre a ação de pais super protetores, possivelmente terá dificuldades para se libertar da dependência emocional e da insegurança para tomar suas próprias decisões. A tendência desta criança quando adulta será sempre procurar e pedir a aprovação de alguém que lhe represente uma autoridade (substituição da autoridade materna e paterna).

Entendo que a forma com a qual os pais se relacionam com os filhos é o primeiro modelo de liderança que nos influencia e que vai de alguma forma nos influenciar ao longo de nossa vida.

Penso que os pais precisam ter acesso a informações que lhes prepare para serem os primeiros desenvolvedores do potencial de liderança em seus filhos, já que o primeiro modelo de lider e de liderança é o pai e a mãe e a família.

Ser lider de si mesmo é desenvolver uma autoimagem e autoestima positivas e para isto é necessário o auto-reconhecimento. Não basta somente ter inteligência, estudo, títulos, dinheiro se o interno não está amadurecido e alinhado com os desafios do externo. Uma pessoa que é insegura em relação a si mesma não saberá se conduzir, bem como a outros com segurança, pois seu modelo é a dependência.

O líder de si mesmo é a pessoa que se conduz com segurança, que se conhece e sabe quais são seus pontos estáveis e os instáveis. Sabe aquilo que quer, sabe aonde está e para onde quer ir; tem uma visão aberta sobre si mesmo e maior flexibilidade para transformações que são necessárias. O lider de si mesmo é aberto para se melhorar  e aceita “feed back” pois, aprende através de seus erros para consigo mesmo.

Bem como tudo começa de dentro para fora é importante lembrar que ser lider de si mesmo é o segredo para o sucesso!

Ramy Arany – assistente social, terapeuta comportamental, escritora, coach, consultora, palestrante, autodidata, pesquisadora e desenvolvedora da consciência Especialista na Liderança feminina, no comportamento, em relacionamentos e maternidade. Escritora dos livros Eternamente Ísis – O retorno do feminino ao Sagrado e Visão Gestadora – A visão em teia. Co-fundadora do Instituto KVT e fundadora do KVT Feminino e Sócia Diretora da Inove Soluções em Liderança.

Face: www.facebook.com/kvtfeminino / Site: www.kvtfeminino.com


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo