Mulher

06/05/2015 12:48

Diferenças de idades no relacionamento ajudam ou prejudicam?

Nossa vida em sociedade se apresenta em contínuas transformações. Observamos isto principalmente nos costumes que a todo o momento mudam. Assim, há tempos atrás era costume o homem ser mais velho do que a mulher e isto hoje já se encontra ultrapassado.

A diferença de idade entre o casal também não era muito grande e hoje vemos casais com diferenças enormes de idades. Será que a diferença de idade no relacionamento trás equilíbrio, harmonia entre o casal ou pode também trazer dificuldades, como ciúmes, inseguranças, vergonha dentre outros? Penso que tudo depende da individualidade de cada ser envolvido que forma também a individualidade de cada casal.  

Ainda hoje é mais comum vermos casais onde o homem é bem mais velho do que a mulher, porém, também, já é comum vermos mulheres bem mais velhas do que o companheiro. Observo que ainda existe mais pré-conceito em relação à mulher ser mais velha do que o homem do que o contrário. Porém, com as mudanças sociais hoje já é bem mais aceito esta situação onde as mulheres já se sentem bem mais confortáveis em sair em público com companheiros mais jovens sem ser apontada como algo exótico ou escandaloso como era há alguns anos atrás onde somente as pessoas famosas podiam fazer isto.

Muitas vezes isto se trata de um caso de orgulho em mostrar que mesmo sendo mais velho (a) tem muito charme e “poder” para ter um homem ou uma mulher bem mais jovem como companheiro.  Isto é o tipo de relacionamento superficial e muitas vezes de interesses sociais.

Penso que o essencial é o amor e não a diferença de idade. Quando o casal realmente se ama isto não é importante e não traz problemas, pois a harmonia do casal se encontra fundamentada em valores essenciais que vão além da estética do corpo. Porém, nem todos os casos são assim, e neste caso muitas vezes os problemas aparecem, principalmente quando a mulher é mais velha do que o homem e os sinais do tempo começam a ficar evidentes. Neste caso muitas mulheres acabam ficando escravizadas da estética tentando fazer o tempo não passar, como se isto fosse possível.

Se o casal estabelecer sua relação apenas na atração física, com certeza esta diferença de idade irá aparecer em algum momento como peso e problemas e isto independe de ser o homem ou a mulher mais velhos. Quando o casal realmente se ama naturalmente existe o amadurecimento para acompanharem as mudanças das diferenças da idade. O que realmente é necessário é existir o amor verdadeiro entre o casal, pois do contrário não dará certo.

É interessante como o peso da diferença de idade ainda recai mais sobre a mulher do que sobre o homem. É comum mulheres mais velhas que seus companheiros se queixarem de ouvirem comentários desagradáveis do companheiro no tocante à idade principalmente se a relação não está em harmonia.

Existe ainda a questão da falta de maturidade por conta da diferença de idade e isto é algo que somente o tempo de vivência pode trazer; por outro lado homens sérios que optam por uma relação com mulheres mais velhas já possuem maturidade que lhes permite um relacionamento verdadeiro. Por isto afirmo novamente que tudo depende da individualidade de cada um e do próprio casal.

Para que realmente uma relação de certo é necessário existir amor e para o amor não existe idade!

 

Ramy Aranyassistente social, terapeuta comportamental, escritora, coach, consultora, palestrante, autodidata, pesquisadora e desenvolvedora da consciência Especialista na Liderança feminina, no comportamento, em relacionamentos e maternidade. Escritora dos livros Eternamente Ísis – O retorno do feminino ao Sagrado e Visão Gestadora – A visão em teia. Co-fundadora do Instituto KVT e fundadora do KVT Feminino e Sócia Diretora da Inove Soluções em Liderança.

Face: www.facebook.com/kvtfeminino / Site: www.kvtfeminino.com

 

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo