História Geral

24/05/2016 07:56 Prefeitura de São Bernardo,

As primeiras casas do Bairro Baeta Neves eram madeira de container que embalava automóveis

Um dos bairros mais antigos de São Bernardo, O Baeta Neves começou a ser formado em 1925 pelo fazendeiro de Limeira, chamado Dr. Luiz Felipe Baeta Neves , daí a origem do nome. Abrangia uma área bem superior a atual, que se estendia desde a divisa com Santo André, até onde hoje se localiza o Jardim do Mar (Cia. Cinematográfica Vera Cruz, Cidade da Criança, etc.), km 18 da Via Anchieta.

A atividade desenvolvida na época era a agricultura e, além disso, o próprio Dr. Luiz Felipe Baeta Neves instalou, nas proximidades do cruzamento do córrego Taioca com a estrada de Santo André (Av. Pereira Barreto), uma cerâmica, e ainda adquiriu direitos para extração de pedras para construção em uma área do Sítio dos Vianas.

Para administrar sua propriedade, trouxe de Limeira o Sr. João Versolato (pessoa de sua confiança) que passou a residir na localidade e implantando uma criação de porcos no “chiqueirão” (hoje novo centro comercial).

Os primeiros moradores da vila não tinham recursos por isso construíram suas casas clandestinamente com madeira, grande parte delas com tábuas de caixões de importação de automóveis das antigas indústrias: Brasmotor (hoje Brastemp) e Varam Motores (hoje ocupada pela Chrysler); alguns deles aproveitando o próprio caixão (inteiro), fazendo neles portas e janelas, ocupando principalmente os lotes mais escondidos da vista da Av. Pereira Barreto.

Com evolução natural, o progresso (melhores empregos, melhores salários, etc.), as famílias foram trocando as casas de madeira pelas de alvenaria. O Baeta foi foi o primeiro bairro a ter iluminação pública a vapor de mercúrio (Praça São José e Rua Giacinto Tognato).

As ruas da Vila Baeta Neves tem suas denominações de cidades de São Paulo (Ex.: Rua Jundiaí, Baurú, Catanduva, Caçapava, Batatais, Limeira, etc.), personalidades regionais (Rua Dr. Baeta Neves, Dr. Amâncio de Carvalho, João Versolato, Giacinto Tognato, Giacomo Marchioni, Domingos Boin, etc.) e ainda em homenagem ao ex-presidente, Av. Getúlio Vargas (principal via de acesso).

Em 1957, Baeta Neves já tinha sua atual igreja quase que completa. A construção tinha sido iniciada em 1953 e fora construída em junho de 1957. Só faltava fazer a cúpula. As paredes da nova igreja, lembrando bastante a Catedral de São Pedro, em Roma, começaram a ser erguidas em torno da antiga capelinha, que de tão pequena nem precisou ser imediatamente demolida. Hoje, o bairro está entre os melhores da cidade.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo