História Geral

16/10/2012 14:30 Reconstruindo o Passado -

DESCOBERTO PLANETA-DIAMANTE COM TEMPERATURA EM TORNO DE 1.648 GRAUS CELSIUS

Astrônomos anunciaram a descoberta de um planeta rochoso, composto em grande parte por diamante, que orbita uma estrela como o sol a 40 anos-luz de distância, na constelação de Câncer. Denominado "55 Cancri e", este planeta teria ao menos um terço da sua massa composta por diamante, de acordo com estimativa do Institut de Recherche en Astrophysique et Planetologie em Toulose, na França.

Planetas-diamante já foram vistos anteriormente, mas esta é a primeira vez que um é encontrado orbitando em torno de uma estrela e estudada em tantos detalhes. Duas vezes maior e ao mesmo tempo muito mais denso que a Terra, este planeta é extraordinariamente quente: as temperaturas podem chegar a 1.648 graus Celsius. Os pesquisadores acreditam que sua superfície seja coberta de grafite e diamante em vez de água e granito.

A estrela em torno da qual o “55 Cancri e” orbita é visível a olho nu. O planeta movimenta-se tão rápido em torno dela que um ano na Terra é equivalente a 18 dias.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo