Governo deflagra operação contra crimes ambientais no Norte do Estado

ARTICLE TOP AD

Da Redação

As ações foram realizadas pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Segurança Pública (Sesp).

Esta é a terceira Operação Abafa. A primeira foi no mesmo local, só que em 2016, quando foram realizadas duas prisões em flagrante, nove perícias de incêndio florestal, 30 notificações, e confeccionadas autuações que resultaram na aplicação de R$ 33 milhões em multas.

A segunda ocorreu neste ano, no município de Novo Santo Antônio, na região Araguaia e, diante da relevância da região amazônica para o Estado, as equipes voltaram para o Norte com intuito de mitigar os danos ambientais nas localidades.

A coordenação dos trabalhos é realizada pelo comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, o tenente coronel do Bombeiro Militar, Paulo André Barroso.

Ele acredita que os trabalhos conjuntos com entidades geram resultados positivos para o meio ambiente.

“Operações desta natureza são bastante produtivas, uma vez que a integração entre as agências facilita a ação do Estado no enfrentamento aos crimes ambientais que ameaçam o Bioma Amazônico, promovendo assim uma importante e indispensável interação entre as especializadas do meio ambiente em campo“.

As unidades envolvidas são o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e ainda a Superintendência de Fiscalização da Sema.

Ao todo são empregados 32 agentes públicos, todos da Sesp e Ibama, nove veículos leves tipo caminhonete, um avião Air Trator, um veículo auto bomba tanque florestal, um carro auto tanque de combustível e um centro integrado de comando e controle móvel do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Fonte: Mato Grosso Mais

ARTICLE BOTTOM AD