Gourmet

15/08/2018 13:59

Poke: conheça o prato havaiano que caiu no gosto dos paulistanos

Prato foi influenciado pela culinária japonesa e se difundiu pelas ruas da cidade de São Paulo

O Havaí recebeu influências gastronômicas de diversos países, incluindo Japão, Europa e outras localidades dos Estados Unidos. Um prato que se difundiu na pequena ilha norte-americana e se expandiu para outros lugares do mundo foi o poke. Ele mistura cubos de peixe fresco com molho de soja, castanhas e até frutas, com grande apreço pelo gosto adocicado do peixe.

            A palavra “poke” significa “pequeno pedaço” e simboliza a base do prato, constituído por cubos de peixe temperados com sal. Os havaianos não possuem a mesma tradição dos japoneses de fazer cortes precisos e ter uma dosagem correta de molho. Aqui, o olhar é mais rústico e prioriza a naturalidade. Pedaços de peixes são jogados em um pote, juntamente com outros itens como alga marinha e castanhas assadas. Depois, chegaram outras influências japonesas, como arroz Gohan.

            O prato se difundiu rapidamente pelos Estados Unidos. De acordo com a rede social Foursquare, o número de restaurantes havaianos nos Estados Unidos quase quadruplicou entre 2011 e 2016. Apesar disso, no Havaí, por exemplo, há apenas 45 estabelecimentos cadastrados que oferecem o poke.

            No Brasil, o prato começou a se difundir há aproximadamente dois anos. Um dos pioneiros, no entanto, foi Felipe Scarpa. Ainda em 2013, o empreendedor fundou o Mr. Poke, em São Paulo, após uma visita ao Havaí. Em cerca de dois anos, o tipo de culinária se espalhou pela cidade paulistana, com diversos restaurantes com o poke no cardápio.

Pinheiros, Itaim Bibi, Augusta, Morumbi e centro de São Paulo são alguns dos locais da cidade que recebem a gastronomia havaiana. O principal expoente é a rede Poke Poke, com quatro quiosques e seis lojas próprias em operação (nove delas em São Paulo e uma em Santos). O ticket médio varia de R$ 36 a R$ 39, e cada unidade atende de 150 a 200 clientes todos os dias.

            Essa febre fez com que surgissem, também, pessoas interessadas em replicar o prato. O site Brastemp Experience oferece, no dia 28 de agosto, uma aula de gastronomia com o chef e ex-masterchef Ravi Leite, para aprender a fazer o poke em casa. O cardápio será composto por poke de atum e salmão com base de arroz e quinoa. Os acompanhamentos disponíveis serão avocado, manga, rabanete, kani, ervilha torta, chips de batata doce, pepino, cebola e cebolinha, além de molhos e temperos havaianos.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo