Esportes

20/04/2015 19:33 Conversion

As melhores atividades físicas para crianças e adolescentes

Atividades extra escolares são ótimas para o desenvolvimento infantil. Além de estimularem aspectos da saúde e do crescimento, eles também são aconselhados para melhorar funções motoras e até mesmo a interação social. É possível aprender muito com essas atividades e cabe aos pais incentivar a prática e apoiar a decisão dos pequenos. Para facilitar a escolha deles, selecionamos cinco esportes que são perfeitos para essa fase do desenvolvimento:

Dança

Ótima para as crianças de toda as faixas etárias, a dança é uma ótima atividade física por trabalhar tanto a questão corporal quanto o desenvolvimento artístico e pessoal das crianças. Com ela é possível trabalhar e apurar os gostos pessoais e a expressividade individual, conseguindo usar o corpo como ferramenta artística. Por meio da dança as crianças também trabalham a sensibilidade e sociabilidade, já que ficarão menos inibidas e envergonhadas com as apresentações. Além disso, desenvolve conhecimento espacial e domínio do corpo.

Capoeira

Uma expressão cultural brasileira que mistura dança, jogo e artes marciais, a capoeira é t atualmente um esporte reconhecido e praticado por diversas crianças e adultos em todo o País. Com ela, surgem também interesses como música, cultura, respeito e trabalho em conjunto. Ela trabalha, por meio dos movimentos ágeis e complexos, o desenvolvimento muscular, respiratório e a musicalidade. Em razão da importância da música na capoeira, há também o aprendizado de instrumentos musicais na maioria dos grupos que ensinam a modalidade.

Natação

Um esporte completo, que trabalha tanto membros superiores quanto inferiores, a natação é um dos mais indicados para as crianças. Ela desenvolve diversas características, desde a competição até o espírito de equipe, a coordenação motora e diferentes músculos do corpo humano, além de trabalhar a respiração. Por essa razão, ela é também indicada para crianças que sofrem com problemas respiratórios, auxiliando diretamente na melhora. A natação também é um dos esportes mais seguros, porque possui quase nenhum impacto e baixos riscos de acidentes. Ela é indicada para todas as idades, desde que acompanhadas de um orientador especializado.

Atletismo

Por ser um esporte que necessita de uma força física maior, o atletismo requer que a criança já esteja em uma fase avançada de seu crescimento. Ou seja, o ideal é que a criança tenha desenvolvida uma boa coordenação motora e consiga praticá-lo sem maiores riscos de acidentes. Por isso, são indicadas também para crianças maiores, acima dos 10 anos de idade. O atletismo ainda tem como diferencial o baixo custo para a iniciação, especialmente nas provas de corrida, nas quais o investimento é relativamente baixo, pois a necessidade fundamental é apenas um bom tênis, tão importante no desenvolvimento dos jovens que existem até modelos específicos para a fase de crescimento, como esse aqui.

O atletismo é excelente tanto pelo desenvolvimento corporal e por trabalhar o sistema cardiovascular e respiratório quanto por também ensinar conceitos sobre espírito competitivo e disciplina.

Artes marciais

Judô, jiu-jitsu, karatê e kung fu estimulam domínio corporal, equilíbrio e coordenação motora. Essas práticas geralmente são tradicionais e trazem consigo uma sabedoria antiga que auxilia também no desenvolvimento pessoal, com conceitos interessantes, como por exemplo a valorização do respeito aos mais experientes. Elas também trabalham grandes valores como a diminuição da violência e a descoberta das possibilidades do próprio corpo, estimulando mais a defesa pessoal, e não o ataque. Para crianças menores, é bem importante que o local escolhido para prática tenha experiência nesse tipo de atividade e conte com turmas com alunos da mesma faixa etária, para o treino ser mais lúdico.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo