Entretenimento

28/11/2018 00:01

5 ferramentas de marcenaria que não podem faltar em sua oficina

Serras, grampos e trena são alguns dos acessórios indispensáveis

Se você quer montar uma oficina por hobby e ganhar uma renda extra, existem algumas ferramentas básicas necessárias para você adquirir. Para comprar os produtos, você precisa levar em conta seu atual orçamento, além das atividades realizadas. Aqui, vamos focar na produção de peças de madeira, como móveis. Confira abaixo cinco ferramentas indispensáveis:

  1. Grampos

Esses itens servem para segurar as peças e efetuar ações como cortes, colagens, marcações, entre outras. O mais simples é o grampo sargento, com preços acessíveis e grande utilidade para esse tipo de tarefa. Se possuir verba suficiente, uma boa dica é adquirir grampos rápidos, com os quais você pode trabalhar apenas com uma mão.

  1. Serras

Se você vai fazer peças em madeira, muito provavelmente precisará serrar o material. Portanto, esse item é indispensável. Está disponível no mercado em diversos modelos, preços e funcionalidades. Cada corte pode precisar de uma serra diferente. Por isso, fique atento e compre um acessório adequado para o tipo de trabalho a ser realizado.

  1. Trena

Além de cortar e colar peças, você precisará medi-las. Para esse trabalho, opte pelas trenas. Elas não precisam ser muito grandes -- uma de três metros pode suprir as atividades de uma oficina. Fique atento à qualidade do acessório. A trena deve ter uma fita forte e de fácil leitura, para facilitar o uso por amadores e pessoas que estão iniciando nesse ramo.

  1. Réguas de aço

Esse é um dos principais itens utilizados pelos marceneiros. Certifique-se, no entanto, de que elas são feitas de metal. Esse material é resistente e pode durar por muitos e muitos anos -- acredite. Opte pelo acabamento acetinado, sem brilho, pois facilita a leitura.

  1. Jogo de formões

O formão é uma das principais ferramentas de corte para marceneiros. Ela é utilizada para entalhar e esculpir madeira. Para trabalhos mais simples, como cortar arame, por exemplo, um formão de mercado pode funcionar. Mas para encaixes de precisão, o adequado é ter um bom jogo de formões. Ele nem sempre vem afiado de fábrica, porque a afiação depende da madeira utilizada pelo profissional.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo