Entretenimento

26/10/2018 01:37

Derby e Oxford: entenda as diferenças desses modelos de sapatos sociais

Quando falamos em sapatos masculinos, é possível destacar dois modelos atemporais de grande sucesso: o Derby e o Oxford. Embora ambos sejam considerados ótimas opções de sapato social, esses modelos contam com características exclusivas que precisam ser consideradas na hora de compor um visual harmonioso. Saiba as diferenças entre esses dois tipos e escolha o ideal conforme seu estilo.

 Sapato Derby

 O sapato masculino Derby é cheio de história! Conta-se que este calçado surgiu quando um general da Prússia, durante o período de Guerras Napoleônicas, identificou que seus soldados tinham menos agilidade nas batalhas devido ao uso de botas fechadas. O general criou, então, um novo modelo de sapato com laço aberto, de forma a garantir mais conforto para quem tinha pés largos. A história diz que, após essa mudança, as tropas do general derrotaram, juntamente com os ingleses, Napoleão em Waterloo.

A partir dessas características, fica bastante simples identificar os sapatos Derby: duas abas laterais costuradas na parte superior do calçado que apresentam furos para passar o cadarço e, por fim, amarrá-lo. Essa identidade garante ao Derby um visual mais despojado e informal.

Entre as formas de uso mais indicadas para um Derby podemos destacar a combinação com meias estampadas e coloridas ou de cano longo. Além disso, calças esportivas (jogger ou jeans), camisas e camisetas básicas e o uso de um blazer podem garantir um visual mais casual, indicado para lazer, reuniões e outras situações mais informais.

Sapato Oxford

O modelo de sapato Oxford é, sem dúvidas, um verdadeiro clássico. Possivelmente criado na Irlanda ou na Escócia, este modelo se popularizou mesmo na Inglaterra no começo do século 19. É provável que seu nome tenha tido origem entre os estudantes da Universidade de Oxford.

A principal característica de um Oxford são seus furos para cadarço estabelecidos no próprio corpo do sapato, sem apresentar nenhuma aba costurada, como o Derby. Esse simples detalhe garante ao Oxford um ar mais sério e uma estrutura mais quadrada no pé.

Diante disso, usar o Oxford corretamente exige o acompanhamento de roupas formais, como terno, camisa social e calça de sarja, por exemplo. Além disso, o sapato Oxford combina perfeitamente com ocasiões igualmente formais, como reuniões corporativas, ambientes de trabalho, conferências e ambientes semelhantes.

Agora que você já conhece as características e principais diferenças entre os sapatos Derby e Oxford, escolha o modelo que mais combina com seu estilo e melhor atende à ocasião na qual será utilizado.

 

 

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo