Entretenimento

18/03/2018 14:00

Saiba os cuidados que você precisa ter para participar de leilões online

Adquirir um produto por meio de um leilão, em muitos casos, é mais vantajoso do que fazer a compra por métodos tradicionais. Eletrônicos, móveis, tapetes, equipamentos industriais, carros, caminhões e até mesmo imóveis são ofertados por leiloeiros de todas as partes do Brasil. O procedimento é legalizado e segue a diversas normas estipuladas pela legislação brasileira. Com a praticidade da internet, o leilão online passou a ser ainda mais popular. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de embarcar nesse tipo de transação.

            Os leilões virtuais acontecem basicamente da mesma forma que um evento presencial. A diferença é que o usuário precisa se cadastrar em um site que oferece esse serviço, para participar e assistir ao evento em tempo real. Os produtos são disponibilizados com fotos, descrições, condições de pagamento e toda e qualquer informação necessária para você efetuar o arremate.

 

            A dica é pesquisar os sites que oferecem esse classificado e ter certeza de que é uma empresa séria. Para isso, você pode tentar conversar com pessoas que já participaram dos leilões realizados pelo portal e verificar há quanto tempo estão no mercado.

 

            Fique atento aos dois tipos de leilões online: os exclusivamente virtuais e aqueles que também acontecem de forma presencial. No primeiro caso é preciso ficar em alerta para dar os lances, porque há um relógio que exibe uma contagem regressiva para essa ação. No caso do segundo, você pode acompanhar o evento por meio de um vídeo e dar os lances assim que for a vez do item que você deseja.

 

            Uma parte burocrática mas que é muito importante para não cair em uma furada é ler todas as informações deixadas pelo leiloeiro, como estado de conservação do produto e a origem do item. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento do portal para esclarecê-las. Geralmente também há uma página com perguntas frequentes sobre como funciona o leilão.

 

            Há alguns aspectos específicos que você deve observar, de acordo com o produto. No caso de veículos, por exemplo, a origem é importante. Carros vindos de seguradoras podem ter pequenas batidas e precisarem de conserto. A visitação nesse caso é autorizada, mas você não poderá fazer um teste-drive. Portanto, leve um profissional de sua confiança para avaliar as condições do automóvel.

 

            No caso de imóveis, tudo fica mais complicado. Normalmente eles são leiloados por decisões judiciais, quando o proprietário não pagou a casa ou apartamento. Nesses casos, pode ser que o morador não queira sair e você tenha que esperar uma decisão da justiça para ocupar o imóvel. Portanto, priorize aqueles que estão vazios. Por fim, defina quanto você vai pagar por um bem levando em conta os possíveis gastos posteriores que você terá com o item, como reformas, consertos e impostos. E não pague mais do que você tem – a impulsividade pode fazê-lo fazer uma má transação.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo