Entretenimento

03/02/2018 10:43

Dicas para quem costuma treinar sozinho

O estilo de vida fitness nunca esteve tão em alta e, com a chegada do verão, homens e mulheres desejam entrar em forma. Enquanto alguns preferem se matricular na academia mais próxima, outros optam por organizar sua rotina de exercícios em casa, utilizando equipamentos de musculação ou apenas apostando em exercícios que utilizam o peso do próprio corpo.

Existem muitos materiais com conteúdos e informações que ajudam as pessoas a treinarem sozinhas, como revistas, editoriais e até mesmo vídeos na internet. Entretanto, além do compromisso com os treinos regulares, existem outros fatores importantes a serem levados em consideração, como os cuidados com a alimentação e a saúde.

Alimentação para garantir os melhores resultados

Uma dieta equilibrada é a chave para quem deseja alcançar os melhores resultados, tanto se o seu objetivo for emagrecer quanto para quem deseja ganhar massa muscular. É importante fazer refeições balanceadas a cada três horas, incluindo porções de proteína e carboidratos com baixo índice glicêmico.

Beber água, pelo menos dois litros por dia, é indispensável para manter o corpo hidratado e eliminar impurezas. Para combater as toxinas e os excessos de proteínas no sistema digestório, as fibras são excelentes aliadas.

Antes de iniciar o treino, também é importante investir em uma refeição caprichada para garantir uma boa reserva de glicogênio muscular, pois isso permite que o atleta alcance mais intensidade nas sessões de musculação. Após o treino, o mais recomendado é ingerir proteínas magras e carboidratos complexos para ajudar na recuperação dos músculos.

Outra dica importante é investir no consumo de suplementos alimentares, como o whey protein, que fornece as quantidades de proteínas necessárias para o organismo sem que o atleta precise exagerar no consumo de carnes. Atualmente, existem até mesmo opções para veganos. Shakes com creatina, glutamina e dextrose também contribuem para a suplementação da dieta de quem pega pesado nos treinos. Além disso, há uma grande variedade de produtos, tais como cafeína, termogênicos e vitaminas, que podem ajudar a potencializar os resultados. Entretanto, é importante ressaltar que o consumo de qualquer substância só deve ser feito mediante orientação médica e nutricional.

Saúde em primeiro lugar

Embora seja possível encontrar muitas dicas úteis e valiosas na internet, o mais recomendado é procurar profissionais da saúde qualificados para orientá-lo. O personal trainer e o fisioterapeuta podem ajudá-lo a estabelecer uma eficiente rotina de exercícios sem provocar lesões musculares ou prejudicar sua saúde de alguma forma.

Antes de fazer qualquer alteração na alimentação, é fundamental conversar com um nutricionista esportivo, principalmente se você ou alguém da sua família tem histórico de diabetes, hipertensão ou problemas digestivos.

Fazer exercícios físicos e seguir uma dieta balanceada são fatores muito importantes para garantir uma melhor qualidade de vida, mas tudo deve ser feito de maneira correta e consciente para não acarretar danos à saúde do atleta e nem comprometer os resultados e esforços.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo