Entretenimento

09/08/2017 20:34

Tudo sobre Construção: passo a passo para começar a obra

Construir sua casa. Esse, certamente, é o sonho de boa parte dos brasileiros que pretendem o quanto antes se livrar do aluguel. Porém, não basta sair de qualquer maneira querendo construir um imóvel, antes é preciso planejar para que tudo seja feito da melhor maneira possível!

O primeiro passo para dar início ao sonho da casa própria é buscar um profissional para o desenvolvimento do projeto de arquitetura, pois é a partir disso que se desenvolvem todas as demais etapas do projeto, planejamento, orçamento e, principalmente, a construção.

Depois de ter em mãos o projeto de arquitetura, esse é o momento de contratar os projetos referentes a instalações elétricas, hidrossanitárias, telefonia e internet.

O terceiro passo é imprescindível, pois será a partir da elaboração de um orçamento que você saberá quanto irá gastar na compra dos materiais, na locação de guindastes se necessário, no transporte de cargas especiais e também no transporte de máquinas até o local da obra.

 

Agora é o momento de planejar a obra!

 

A nossa sugestão é: faça um roteiro, pois ele servirá como um guia! Nele deve ser definido o início da obra e depois distribuída todos os demais custos nas etapas adicionais.

Para dar início, será preciso limpar e fechar o terreno, montar o canteiro de obras e o barracão onde os materiais ficarão armazenados, contratação dos serviços de terraplanagem.

Feito isso, é hora de começar a fazer as funções. Existem vários tipos, o que irá definir a da sua casa será o modelo de edificação e o tipo do solo. Posteriormente a fundação, é hora de fazer a sustentação da construção. Essas estruturas são chamadas de pilares, vigas ou lajes.

É hora de fazer as paredes e vedações, elas podem ser feitas de alvenaria, emboço, reboco ou chapisco, mas é possível também optar pelo Drywall ou divisórias. Tudo depende do seu gosto!

Estando pronta as paredes, é hora de cobrir a casa. A construção do telhado se dá em duas fases: a estrutura também chamada de engradamento e a cobertura ou colocação das telhas.

Vamos para a parte interna? O encanador então deve fazer as instalações hidrossanitárias com muito cuidado para evitar vazamentos no futuro e o eletricista as instalações elétricas.

Já finalizando a obra é hora de assentar os pisos, colocar as portas e janelas, fazer a pintura, instalar as louças e metais e, fim, fazer a limpeza final e passar a residir na sua casa!


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo