Entretenimento

07/04/2017 03:39

Bomba submersa é ideal para poços de qualquer profundidade

Os poços artesianos são muito úteis para um abastecimento alternativo de água, proporcionando água limpa em períodos de seca ou em lugares sem distribuição de rede pública de abastecimento.

Porém, para utilizar a água dos poços, é necessário um sistema de captação de água. Uma opção para isso são as bombas d’água, que comprimem o fluido e transportam até os reservatórios.

Por que utilizar uma bomba submersa?

As bombas submersas, como o próprio nome já diz, são instaladas dentro da água, abaixo do nível do poço, captando a água por sucção a vácuo e transportando-a por meio de canos com um aumento de energia em forma de pressão.

Essas bombas possuem algumas vantagens em relação aos equipamentos que ficam acima do nível da água, como:

  • Menos perda de energia: como o canal de entrada de água da bomba já está embaixo da água, não é necessário instalar um encanamento de sucção, o que reduz a perda energética e, consequentemente, aumenta a eficiência da bomba.
  • Reduz o risco de cavitação: a cavitação é um efeito destrutivo que é ocasionado por uma mudança drástica de estado físico ocasionado pelo movimento do rotor da bomba. No caso das submersas, a pressão de sucção é baixa, o que dificulta a ocorrência desse efeito.
  • Mais alcance de profundidade: a energia de compressão utilizada para transportar a água do poço para a superfície é menor do que a energia necessária para captar a vácuo na mesma altura. Por essa razão, as bombas instaladas embaixo da água funcionam em qualquer profundidade.
  • Redução de ruído: o ruído de uma bomba é ocasionado pelo movimento do rotor e pelo funcionamento do equipamento. Com ele instalado embaixo da água, as ondas sonoras têm dificuldade para sair do meio aquoso para entrar no ambiente atmosférico, causando uma grande redução de barulho.

Outras aplicações do equipamento

Essa tecnologia é muito aplicada em poços, porém, existem outras atividades que a utilizam, como é o caso da captação de água de açudes ou até mesmo em operações de rebombeamento.

Outra aplicação pode ser a instalação de bombas em sistemas de cisternas e alternativas de captação de água da chuva ou reaproveitamento hídrico, sendo que também pode ser utilizada em piscinas para realizar as operações de rotação de água.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo