Entretenimento

07/04/2017 11:36

Você conhece o leilão online? Saiba mais sobre essa prática

A popularização da internet levou a várias alterações nas relações sociais, tanto entre indivíduos quanto entre grupos e empresas. A comunicação instantânea a partir de quase qualquer local ofereceu novas possibilidades para as organizações, incluindo o leilão online. Essa prática está em vigor há anos, atraindo consumidores de vários grupos.

O funcionamento de leilões virtuais é bem semelhante ao de um leilão presencial, mas sem a necessidade de comprador e vendedor estarem presentes no mesmo espaço. Com esse meio, vários consumidores encontram produtos por um preço bem menor do que o de mercado ou que não estariam disponíveis no varejo. Mas vejamos mais de perto como essa prática se diferencia do leilão presencial.

Cadastro no canal de leilão

Em primeiro lugar, um leilão online ocorre por meio de um canal, sendo este um site ou aplicativo específico para a realização do evento. Toda a interação ocorre pela internet, bastando uma conexão estável e um aparelho (computador, dispositivo mobile etc.). Por razões legais, é necessário fornecer uma série de documentos ao canal escolhido, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Tais informações servem para que o comprador e o vendedor possam ser contatados a qualquer momento do leilão. Como intermediária, a empresa se responsabiliza pelo fornecimento da mercadoria comprada e o recebimento do valor arrecadado durante o leilão. Em caso de não cumprimento do contrato por qualquer das partes, é feita uma devolução, seguida do bloqueio do usuário.

Realização de lances

Um leilão virtual, por ser realizado por meio de uma ferramenta, pode ter seus lances enviados pelo próprio site. Haverá um campo específico para a realização de lances, geralmente utilizando click único, com o aumento mínimo do valor. O valor de cada lance pode ser tão baixo quanto apenas R$ 0,01.

Existem dois tipos de lances em um leilão online:

1. Antecipado

Lances realizados antes do início do leilão. Quando o período de lances é iniciado, o primeiro lance válido é o mais alto entre os antecipados. A partir daí, podem ser realizados novos lances normalmente.

2. Ao vivo

Após a apuração dos lances antecipados, os próximos valores devem ser oferecidos durante o tempo do leilão. Esses seriam os lances ao vivo, que são os mais tradicionalmente conhecidos.

Pagamento e recebimento

Como mencionamos, os pagamentos são intermediados pelo site do leilão, que emite o débito para o comprador. O pagamento pode ser realizado posteriormente ao fim do leilão por meio de uma transferência online ou pagamento de boleto. Dessa forma, seus lances estarão limitados apenas à sua capacidade de pagamento.

Outra maneira, mais comum em leilões de baixo volume, é a aquisição de créditos para o leilão. O comprador pode pagar um valor X em dinheiro real e convertê-lo em créditos no site, os quais podem ser usados para realizar lances. Isso é ótimo para quem possui um orçamento limitado e não quer correr o risco de dar um lance maior do que pode pagar.

Dicas para novos compradores e vendedores

Se você ainda não está familiarizado com os leilões virtuais, é importante tomar os seguintes cuidados:

  • Pesquise a procedência do site: antes de anunciar ou comprar, é importante saber se o site é de confiança. Alguns apresentam problemas de funcionamento, como atraso de atualização, enquanto outros não entregam os produtos após a compra. Veja a opinião de antigos consumidores e, caso se sinta lesado algum dia, denuncie a página.
  • Todo lance é válido: uma vez que é oferecida uma quantia, não é possível voltar atrás. Todo click é válido a partir do momento que é confirmado. A única forma de invalidá-lo é outro comprador oferecer um lance maior. Por isso, pense com cuidado antes de confirmar.
  • Não há garantia sobre o preço final: tanto para venda quanto para compra, o valor final a ser pago é sempre uma variável. Para produtos mais comuns no mercado, como carros ou eletrodomésticos, é seguro afirmar que o valor deve ficar mais baixo, pois os compradores não querem pagar a mais, mas o mesmo não vale para peças únicas.
  • O tempo de leilão é variável: acompanhar o leilão leva tempo. Estima-se que o período médio de lances seja de três a quatro horas, mas isso pode variar bastante.

RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo