Entretenimento

16/03/2017 01:09

Entenda o funcionamento de um purificador de água

Todos sabem que uma água de qualidade é fundamental para a saúde e para o bem-estar. E, para isso, existem equipamentos conhecidos como purificadores de água que a tornam mais saudável. Mas o que significa água de qualidade? E como esse equipamento funciona?

A qualidade da água é fiscalizada pela Anvisa, órgão governamental de vigilância sanitária, ou seja, o líquido que chega à torneira das casas pela rede de distribuição deverá ser potável. Os equipamentos de purificação, por sua vez, removem substâncias e reduzem bactérias e partículas de cloro, garantindo uma água de mais qualidade.

Como o purificador funciona?

Existem diversas ferramentas para esse fim, mas as mais completas realizam várias funções, que permitem uma água mais limpa e saudável. Suas atribuições básicas são:

  • Filtragem para retirada de impurezas sólidas, como areia, terra e outras;
  • Limpeza da água, retirando microrganismos, como bactérias;
  • Purificação química da água, removendo algumas substâncias.

Para conseguir essas funções, o purificador de água utiliza conceitos físicos e químico, como a filtragem e a purificação com sódio.

O processo químico é utilizado com o objetivo de recolher substâncias que tornam a água dura, como o cálcio e o magnésio. A água dura se caracteriza por conter grande concentração dessas substâncias, o que acarreta problemas para o encanamento e até menos qualidade para lavar roupas, por exemplo.

Esse processo funciona por meio da utilização da zeólita ou das esferas, superfícies saturadas com íons de sódio, em que a água passa e troca os íons de cálcio e magnésio pelos de sódio. Dessa forma, as esferas retiram os íons prejudiciais da água e liberam os não prejudiciais.

Quando as esferas estão saturadas com cálcio e magnésio e não possuem mais nada de sódio, deve ser realizada a sua regeneração, de modo a fazer o processo inverso: as esferas são deixadas em um ambiente com cloreto de sódio saturado para que os íons de sódio fiquem no lugar daqueles indesejados.

Além da retirada do cálcio e do magnésio, os purificadores ainda conseguem retirar excessos de cloro e filtrar outras substâncias. A filtragem varia de modelo para modelo, mas geralmente consiste em passar um fluxo de água por um filtro interno e reter pequenas partículas.

Avaliando a qualidade do purificador

Utilizar uma água limpa e sem impurezas é muito importante; por essa razão, os equipamentos purificadores que se responsabilizam por isso devem ter sua qualidade comprovada.

O Inmetro, instituto que regulariza os equipamentos, exige uma série de requisitos para os fabricantes, e os produtos que estiverem de acordo recebem um selo atestando a sua eficiência.

O instituto de metrologia avalia alguns pontos-chave dos produtos para classificá-los, os quais são avaliados e identificam o produto de acordo com a conformidade de cada item:

  • Eficiência para reter partículas diversas;
  • Eficiência na redução de cloro livre;
  • Eficiência no combate a bactérias.

RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo