Entretenimento

29/07/2019 12:08

Saiba a importância de fazer a manutenção do seu aquecedor a gás

A fim de conseguir maior praticidade e reduzir os custos com eletricidade para abastecer chuveiros e torneiras aquecidas, muitos projetos residenciais contam com aquecedores a gás. Compactos e versáteis, esses sistemas de aquecimento funcionam com o simples: a manutenção periódica, realizada por uma equipe de técnicosabastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás natural (GN), e são uma categoria eficiente de equipamentos para o uso doméstico.

No entanto, por funcionar à base de combustível inflamável, o aquecedor a gás requer uma série de cuidados técnicos que muitas vezes são ignorados ou esquecidos por seus proprietários, e essa atitude pode pôr em risco todos os moradores da casa e vizinhos próximos, trazendo consequência gravíssimas, como vazamentos e, em casos mais graves explosões.

Todos os riscos que envolvem a utilização do aquecedor a gás podem ser evitados com uma medida simples: a manutenção periódica, realizada por umaequipede técnicos, e especialistas.

No Brasil, ainda não há leis específicas para a fiscalização de sistemas de aquecimento a gás em residências e condomínios. Esse é um fator que acarreta na falta de preocupação dos moradores com os cuidados fundamentais que o equipamento requer, configurando uma situação de risco a todos no ambiente.

Devido às características específicas dos componentes do aquecedor, além de seu perfil de funcionamento mais detalhado, é imprescindível que os profissionais envolvidos na manipulação, instalação, reparos, consertos e manutenção periódica preventiva sejam profissionalmente habilitados a lidar diretamente com todas as partes do sistema a gás.

Existem uma série de critérios técnicos que envolvem a instalação do sistema, como local adequado para o posicionamento da fonte de gás (que deve ser sempre em um local bem arejado e protegido da ação do tempo), ajuste das tubulações, entre outros fatores.

Depois de instalado, o ideal é solicitar a visita técnica para a manutenção ao menos uma vez ao ano, caso não haja nenhum sinal de escurecimento das chamas do sistema, odores de gás ou mesmo instabilidade na temperatura da água, tanto quando a água aquece demais ou quando a temperatura não está atingindo níveis ideias para o uso.

Ao surgir qualquer anormalidade no funcionamento do sistema, a equipe de manutenção de aquecedores deve ser solicitada imediatamente. No caso de odores de gás, o corpo de bombeiros deve ser acionado com urgência.

Não é exagero zelar pela segurança de seus familiares.

Saiba mais em : www.rinnai.com.br 

 

 

 

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo