Educação

05/11/2018 23:59

Conheça as diferenças entre pós-graduação e curso de extensão

Ambas as modalidades aprofundam conhecimentos e desenvolvem novas habilidades, mas se diferenciam no objetivo e no atual momento profissional do estudante

Se você já se graduou, talvez tenha necessidade de se atualizar e possuir novas habilidades além das desenvolvidas no seu curso de graduação. Nesse momento, surgem algumas possibilidades. Entre elas estão os cursos de extensão, divididos em algumas modalidades, como cursos livres, e a pós-graduação, voltada especificamente para quem já terminou um curso universitário.

Decidir entre elas depende de muitos fatores, como seu atual momento profissional, seus desejos e objetivos, além da condição financeira. A principal diferença entre eles é que a pós-graduação fornece um título ao estudante, como mestre, doutor ou especialista. No caso dos cursos de extensão, não há essa certificação, até pelo fato de serem mais curtos e direcionados para quem também não fez uma faculdade.

Cursos de extensão

 

Ambas as modalidades visam desenvolver novas habilidades e aprofundar os conhecimentos em uma determinada área. Os cursos de extensão podem ser divididos em três categorias: cursos livres, cursos de extensão de 1º ou 2º grau e cursos de extensão universitária. Cada um possui um objetivo específico e é indicado para uma finalidade.

Os cursos livres são abertos ao público, não necessitando de escolaridade prévia. Os cursos de extensão de 1º grau exigem estudantes com formação até o fundamental e os de 2º grau, formação até o Ensino Médio. As extensões universitárias são mais procuradas por aqueles que já terminaram a faculdade. A duração de todas as categorias é variável, mas não costuma passar de 40 horas por curso.

É por esse motivo que eles são ideais para quem quer aprender novos conhecimentos em um período curto de tempo. Para quem não tem certeza de qual área deseja seguir, também podem ser uma boa alternativa. Os cursos são oferecidos por instituições credenciadas pelo MEC, oferecem certificado e podem ser feitos tanto presencialmente quanto à distância.  Além disso, são positivos para a carreira e para o desenvolvimento profissional.

 

Pós-graduação

 

Os cursos de pós-graduação já possuem um objetivo mais específico. Como já dito, ao término desse tipo de especialização, o profissional sai com um diploma de mestre, doutor ou especialista. Possuem quatro categorias: especialização, mestrado, doutorado e MBA - esse último mais voltado para negócios e administração. Nesse caso, as formações são abertas apenas às pessoas que concluíram a graduação.

A duração é outro aspecto que diferencia as modalidades. A pós-graduação costuma ser mais extensa - o MBA, por exemplo, pode ter no mínimo 360 horas, e o mestrado e doutorado, de um a dois anos e dois a quatro anos, respectivamente. O profissional que optar pela pós-graduação precisa ter mais segurança sobre a área escolhida, já que o tempo de duração dos cursos é maior.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo