Educação

otimização 10/05/2018 18:39 enem.estuda.com

6 formas de otimizar o tempo dentro da sala de aula

Normalmente, as aulas têm cerca de cinquenta minutos. Neste tempo, para ensinar, o professor enfrenta diversas situações que atrapalham na ação. Pensando nisso, preparamos um artigo sobre otimização de tempo em sala de aula. Acompanhe as dicas!

Quem é professor sabe: não há tarefa mais difícil do que otimizar o tempo dentro da sala de aula. Isso porque, além de o tempo ser bem curto, os alunos se distraem e conversam com facilidade, o conteúdo é extenso e a frequência dos estudantes, as notas, e o planejamento precisam ser feitos. Foi justamente pensando em ajudar você a otimizar o tempo dentro da sala de aula que criamos este artigo. Veja como fazer uma boa gestão do tempo durante as aulas:

Compreendendo a relevância do tempo e do seu bom uso

A grande maioria das instituições educacionais ainda adota o modelo de 40/50 minutos por aula. Dentro desse intervalo de tempo, o professor precisa abordar o aluno, ganhar sua atenção, realizar a chamada e dar sua aula da melhor forma possível, com o objetivo de que o estudante aprenda tudo o que foi ensinado. Sim, é muita coisa. É exatamente por isso que algumas estratégias se fazem necessárias quando o objetivo é desenvolver uma boa aula e executar bem a tarefa que nos foi confiada: a de ensinar. Felizmente, com uma boa dose de estratégia e algum jogo de cintura, é possível desenvolver uma aula produtiva e muito rica em conteúdo. Separamos essas maneiras para você aproveitar melhor o tempo com seus alunos. Confira:

Planeje os mínimos detalhes

Um planejamento bem detalhado torna-se indispensável. É necessário ter em mente quanto tempo durará cada atividade. Isso permitirá que você tenha total controle ao conduzir sua aula de modo que ela seja muito bem-sucedida.

Não deixe para a sala o que pode ser feito em casa

Passe trabalho de casa. Ele é importante para que o aluno assimile todo o conteúdo ensinado durante a aula. Oriente quais páginas do livro/apostila contém as atividades que devem ser feitas. Aproveite para passar aquelas que podem ser feitas com consulta. Isso diminui o grau de dificuldade da tarefa. Pesquisas também são uma boa opção. Assim você consegue otimizar o tempo dentro da sala de aula, aproveitando para reforçar o conteúdo e tirar as possíveis dúvidas. Mas não deixe de corrigir os trabalhos. Saber que o professor olha as atividades e valoriza o que foi feito é um importante incentivo para que os alunos continuem a fazer tudo o que você orienta como dever de casa.

Experimente novos caminhos

Sabe aquela velha chamada de frequência? Em vez de chamar cada aluno pelo nome, por que não passar uma lista para que cada um assine seu nome enquanto você já inicia a aula? Dessa forma, você evita que eles se dispersem em conversas paralelas e ainda economiza sua energia e sua voz, não é mesmo?

Seja o mais didático possível

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas, acredite, não é tanto assim. Existem inúmeros professores que, apesar de deterem muito conhecimento, simplesmente não possuem facilidade em transmiti-lo. Por isso, busque sempre aperfeiçoar essa característica em seu ensino. Certifique-se de que seu método seja acessível o suficiente e saiba que isso economizará tempo. Quanto mais didático você for, menos vezes os alunos pedirão para “explicar tudo de novo”.

Pergunte

Sabemos que nem sempre a participação do estudante vem de forma livre e espontânea. Às vezes, é necessário algum estímulo. Por isso, em vez de esperar pelas perguntas, faça-as. Esse método incentiva a interação e prende a atenção dos estudantes e ainda permite detectar as dúvidas de cada aluno específico. E por que isso ajuda a otimizar o tempo dentro da sala de aula? Simples:  você terá um ótimo guia de quais assuntos específicos será preciso reforçar no dia da revisão da matéria.

Qualifique-se

Ainda que você tenha sua metodologia preferida, procure experimentar outras.  Pesquisar e inovar demanda certo tempo e trabalho. Mas te ajuda a conhecer novos caminhos e a tornar sua aula melhor. Por isso não abra mão de estar antenado com as novas perspectivas e concepções na área de educação. Experimentar novos métodos é uma maneira de descobrir novas habilidades tanto em você mesmo como nos seus alunos. Isso também torna a sua aula mais atrativa. Sem contar que muitas novas tecnologias também são meios que podem ajudar a otimizar o tempo dentro da sala de aula.


Estuda.com é uma plataforma educacional de gestão e avaliação do conhecimento. Desenvolvemos ferramentas educacionais que ajudam os estudantes, professores e instituições de ensino; inserindo tecnologia e retornando não só dados, mas inteligência; ajudando-os a tomarem decisões e melhorarem o nível de ensino.

Como dissemos, saber organizar gerir melhor o tempo da sua aula é fundamental para o sucesso do seu trabalho como professor. E nossas dicas tinham o objetivo de ajudá-lo nesta tarefa. Siga as nossas dicas e compartilhe conosco os resultados obtidos. A gente vai adorar saber como foi!


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo