Educação

08/04/2018 10:45 Adriana Santos Vieira

Projeto Cozinha Bom Gosto abre inscrições em Diadema

Os cursos gratuitos de cozinha vegetariana, pães artesanais e bolos caseiros do Projeto Cozinha Bom Gosto estão com inscrições abertas de 10 de abril até 10 de maio.  O objetivo do projeto é de estimular e colaborar com a formação profissional dos munícipes. As aulas apresentam conteúdos técnicos nos segmentos de nutrição e alimentação. 

O Projeto Cozinha Bom Gosto, da Secretaria de Segurança Alimentar, existe desde 2015 e já formou 330 alunos. As oficinas oferecidas desde a fundação do programa agregam conhecimento e mostram aos participantes, possibilidades de gerar renda com o que é ensinado durante os encontros, como confecção de bolos, doces e melhoria dos pratos. 

O curso de cozinha vegetariana vai abordar a preparação dos alimentos sem o uso da carne e as formas de substituição como a soja e outros grãos. Já as oficinas de pães artesanais e bolos caseiros ensinam sobre a produção desses alimentos de maneira mais saudável, diminuindo a quantidade de açúcar, óleos e margarina, por exemplo. O assunto está cada vez mais em pauta e teve bom retorno desde a última turma, do primeiro semestre de 2017. 

A equipe do curso é composta por profissionais da nutrição que ministram aulas práticas e teóricas.  Os conteúdos são divididos entre noções básicas sobre segurança alimentar e IMC (Índice de Massa Corporal), planejamento de cardápios, entre outros. 

 “Os cursos tiveram um resultado positivo na vida dos alunos. Muitos acabam seguindo a área da nutrição ou desenvolvem fontes de renda com o que exercitaram e aprenderam nas aulas”, disse a coordenadora da Cozinha Bom Gosto e nutricionista da Secretaria de Segurança Alimentar, Fernanda Barbirato. 

Bianca Ramos Penteado participou de dois cursos, em 2015, sobre Culinária para Iniciantes e Nutrição Esportiva e Cozinha Fitness em 2016.  Ela conta que, na época, fazia doces para vender na escola e se interessou para aprimorar o conhecimento em culinária. “Uma das melhores coisas do meu dia era ir ao curso. Eu me encantei pelos conteúdos e isso acabou despertando em mim a vontade de fazer nutrição. Hoje estou no quinto semestre e muito feliz por ter feito parte disso”, relata a ex-aluna.  

O curso de cozinha vegetariana ocorre às quartas-feiras; pães artesanais às quintas-feiras; e bolos caseiros às sextas-feiras. Todas as aulas são realizadas das 9h às 12h. 

A Lei n°11.346, que faz parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), incentiva que seja garantido o direito humano à alimentação e educação alimentar para ajudar a solucionar problemas como a obesidade. Nas escolas, inclusive, as merendas possuem alguns cardápios vegetarianos devido à preocupação com a saúde das crianças e conscientização para uma alimentação mais saudável.  

Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, pelo telefone 4057-8063.  Par participar é necessário ter idade acima de 14 anos e serão disponibilizadas 30 vagas para cada curso. 

Serviço:

PEAND- Programa de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema 

Tel.: (11) 4057-8063


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo