Economia

29/08/2018 21:51

Veja dicas para economizar energia em tempos de crise

Geladeira, ar-condicionado, chuveiro e ferro de passar são aparelhos que costumam gastar muita energia

            A baixa no nível dos reservatórios das hidrelétricas fez com que fosse necessária a utilização de termelétricas, que são mais caras. Por isso, nos três últimos meses, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aplicou a bandeira tarifária vermelha de patamar 2, com cobrança extra de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos na conta de luz.

            Dessa forma, o consumidor se viu obrigado a gastar menos energia, caso quisesse ter uma conta de luz menos custosa no final do mês. Para ajudar nesse período e também a economizar energia, existem algumas dicas que podem ser úteis, tanto em relação à utilização de eletrodomésticos quanto em relação às atitudes.

            O banho é um dos momentos em que as pessoas gastam mais energia – principalmente com chuveiros elétricos. Ficar longos minutos debaixo d’água pode fazer você utilizar 95 a 180 litros de água. A dica é tomar banhos mais curtos, verificar a potência do chuveiro e selecionar a temperatura morna quando chegar no verão.

            Outro gastão é o ar-condicionado. Esse aparelho pode fazer você ter uma conta de luz muito mais alta do que pretende, principalmente no verão. Mesmo em épocas mais frias, ele é utilizado com a função quente, presente em alguns equipamentos. Se você quer diminuir o impacto e economizar energia, pode fazer uso de algumas estratégias.

            A primeira dica e mais óbvia de todas é diminuir o uso do aparelho. Mas isso por si só não é suficiente. É necessário sempre manter os filtros limpos e realizar a manutenção do ar-condicionado. Se ele operar com itens que impeçam sua maior efetividade, será necessário utilizar mais energia para que possa refrigerar o ambiente.

            Outra dica é colocar cortinas no local, para que o cômodo não receba incidência direta do sol e o espaço fique ainda mais quente. Se ainda não possui um ar-condicionado, mas deseja comprar um aparelho para refrescar a casa no verão, verifique o selo de eficiência energética do Inmetro (que vai de A a E, sendo A o mais eficiente) e, se preferir, procure aqueles que possuem tecnologia inverter, voltados à economia de energia.

            Outros eletrodomésticos que podem gastar muita energia se não utilizados corretamente são a geladeira e o ferro de passar. Aparelhos mais antigos geralmente não priorizam a eficiência energética. Se você quer economizar na sua conta de luz, uma boa chance de fazer isso é trocando os seus aparelhos elétricos. Caso a troca esteja muito cara, opte por comprar um bom pressurizador e, assim, você terá uma boa economia.

            No caso da geladeira, não coloque alimentos quentes dentro do eletrodoméstico, não deixe a porta aberta sem necessidade, verifique as borrachas de vedação e regule a temperatura de acordo com o manual de instruções. Já no caso do ferro de passar, a dica é juntar o maior número de roupas possível para passá-las de uma vez.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo