Economia

21/07/2017 00:01

Quer abrir uma empresa? Conheça os pontos fundamentais

Abrir uma empresa e ter o seu próprio negócio é o sonho de milhões de brasileiros. Prova disso é o levantamento realizado pelos economistas e profissionais da Serasa Experian, que mostra que, apenas nos três primeiros meses de 2015, mais de 480 mil novas empresas foram criadas no Brasil, mostrando um aumento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, abrir um negócio é uma decisão de grande responsabilidade, e é necessário planejamento e atenção a todos os detalhes. Confira alguns pontos que merecem uma atenção especial antes de abrir uma empresa:

Planejamento do negócio

Muitas empresas são abertas por impulso e sem planejamento. A consequência é que metade delas acaba falindo no primeiro ano de funcionamento, segundo o Sebrae. Por isso, é importante estabelecer um plano de negócios.

 

Elaboração do contrato social

O contrato social é imprescindível para o funcionamento de qualquer empresa. Esse documento contém todas as informações básicas para o funcionamento de uma empresa, como nome, endereço e atividade, capital social (valor ou bens investidos), relação entre os sócios e divisão dos lucros.

 

Opção pelo regime tributário que a empresa seguirá

Existem três regimes de tributação: Simples, Presumido ou Real. Essa opção deve ser feita até o início do próximo ano de funcionamento da empresa.

 

Definição da estrutura física

Além de definir o local onde a sua empresa vai funcionar, você tem que determinar onde será o funcionamento de outras áreas importantes para a infraestrutura, como o estoque. Nesse caso, os Self Storages podem ser a melhor opção, já que facilitam a organização e armazenamento de forma segura, sem ocupar espaços do seu empreendimento, que podem ser usados para outras utilidades.

 

Obtenção de registros e licenças

Mantenha todos os seus registros e licenças em ordem para evitar dores de cabeça desnecessárias no campo jurídico, como a autorização da prefeitura para que seu imóvel possa ser ocupado e outras regras de ocupação de solo que podem mudar de acordo com a região.

 

Contratação de uma contabilidade

Esse escritório ficará responsável pelo cálculo de impostos e tributos que a empresa deverá pagar, além da análise da situação contábil da empresa para manter seu negócio saudável e em funcionamento.

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo