Cultura e Lazer

16/10/2017 23:52

Diadema leva seus artistas à praça em comemoração ao Dia da MPB

Diadema comemora o Dia da Música Popular Brasileira de forma diferente e inovadora. Celebrado em 17 de outubro, em homenagem ao nascimento de Chiquinha Gonzaga (a primeira compositora oficial da nossa MPB) na próxima terça-feira (17/10), acontecerá evento com 12 horas ininterruptas de atrações musicais na Praça Lauro Michels, área central da cidade,.

A ação denominada “Mostra 2017 – Dia de Música Popular Brasileira” começa às 8h e termina às 20h. Ela será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de grupos artísticos da cidade, e também com participações de arte-educadores que ministram oficinas de música na rede pública de centros culturais e na Casa da Música Olímpio Martins.  

“Será uma maratona musical com apresentações de coral, camerata de violões, trios de forro, seresteiros, orquestra de viola, banda feminina, música instrumental e grupos de percussionistas e bateristas formados por alunos que estudam nas oficinas”, afirma o secretário municipal de Cultura, Eduardo Minas.

Ele explica que a ação é uma homenagem a MPB, mas também uma forma de levar a boa música e mais cultura à população do município. “O evento é uma oportunidade da  cidade conhecer seus artistas e saber da qualidade da produção cultural local e do trabalho realizado nas oficinas que a Prefeitura oferece nessa linguagem”, ressalta.

Diadema é uma cidade de artistas e muitos deles aprimoram o seu talento na Casa da Música, escola mantida pelo município e  que oferece mais de uma dezena de cursos, gratuitos, para moradores da cidade. São formações nas áreas de canto coral, bateria, violão, clarinete, saxofone, piano popular e erudito, técnica vocal, trompete, flauta e contrabaixo.

A “Mostra 2017 – Dia de Música Popular Brasileira” contará também com a participação da Lira Jazz, big band municipal composta por 16 músicos. Com repertório recheado de muito jazz e de clássicos da MPB, ela fará sua apresentação simultaneamente com alunos das oficinas de bateria e percussão da Casa da Música. Também haverá o momento de palco aberto para que os artistas independentes ou quem estiver no espaço possa se apresentar. 

Enquanto as apresentações acontecem no palco, para quem se interessa por música e queira saber mais sobre artistas brasileiros, haverá espaço para leitura por meio de livros que abordam sobre esse assunto e também biografias de compositores nacionais. As crianças poderão participar de oficinas de pintura com a temática da MPB. Além disso, cerca de 400 alunos da rede de ensino irá ao evento por meio do programa Giro Cultural que fará edição especial, propiciando aos adolescentes o contato com música de qualidade.

Programação - Apresentações

8h - Lira Jazz 

9h - Coral Encanto da Terceira Idade

10h - Dney Bitencourt e Geisa Cristina

11h20 - Lira Jazz / Bateristas e Percussionistas da Casa da Música

12h30 - Palco Aberto

14h - Dney Bitencourt

15h - Geisa Cristina e Dney Bitencourt

16h - Calvin Verner,  com apresentação de Choro

17h - Trio de Guitarras da Casa da Música

17h20 - Camerata de Violões da Casa da Música

17h40 - Orquestra de Violeiros de Diadema

18h30 - Banda Feminina da Casa da Música

19h - Quarteto de Saxofones da Casa da Música

19h10 - Modão – Grupo de Violões da Casa da Música

19h30 - Banda Damosá    


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo