Cultura e Lazer

15/09/2015 08:13

ATRIUM SHOPPING CELEBRA 120 ANOS DE ALIANÇA BRASIL-JAPÃO

Apresentações de judô, mostras e oficinas de Ikebana, Origami, Kirigami, Bonsai, exposições de quimonos, orquídeas e música estão entre as atrações do evento

Os próximos dias 19 e 20 de setembro, sábado e domingo, serão dedicados à comemoração dos 120 anos de amizade Brasil-Japão no Atrium Shopping. Entre as atividades e atrações, estão um Festival de Judô com participação especial do medalhista olímpico Rogério Sampaio, além de apresentação musical, exposição de quimonos, orquídeas, mostras e oficinas gratuitas de Origami, Kirigami, Ikebana e Bonsai, que acontecem sábado das 10h às 22h e domingo das 12h às 20h.

O evento é resultado da parceria do Atrium Shopping com entidades como (Consulado Geral do Japão em São Paulo - Comitê Executivo das Comemorações dos 120 Anos de Estabelecimento das Relações Diplomáticas Japão-Brasil), que certificou a iniciativa no centro de compras, Federação Paulista de Judô e Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, além de artistas e ateliês consagrados em artes originárias da terra do sol nascente.

Parte do evento, a exposição de quimonos tem abertura antecipada e fica em cartaz de 11 a 30 de setembro.

As celebrações envolvendo Brasil e Japão relembram o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação, firmado em novembro de 1895 em Paris pelos ministros Gabriel de Toledo Piza e Almeida e Arasuke Sone. Este é considerado o marco do início das relações diplomáticas entre os dois países.

 

Festival 120 Anos de Aliança Brasil-Japão

No Atrium Shopping, Piso Térreo, dias 19 e 20.09, sábado e domingo, gratuito.

Judô:

O I Festival de Judô do Atrium Shopping, realizado em parceria com a Federação Paulista de Judô e presença do atleta olímpico Rogério Sampaio, acontece no domingo, 20.09, das 11h às 19h.

Apresentação musical:

Atração especial com músicas interpretadas em português e japonês por cerca de 40 crianças, com idades entre 7 e 10 anos, do Núcleo de Educação Infantil e Ensino Gakushukan, escola bilíngue japonesa de Santo André. No sábado, 19.09, às 13h30, na Praça de Alimentação.

Exposições de Origami, Bonsai, Ikebana, Kirigami e Orquídeas: dias 19 e 20.09, horário do Shopping.

Oficinas gratuitas, no sábado, 19.09:

Origami com Elisa Tchami, das 10h30 às 11h30

Kirigami com Naomi Uezu, das 13h às 14h30

Ikebana estilo Sanguetsu com professores da Área ABC: das 17h às 18h30

Bonsai com Shiko Bonsai, das 15h às 16h30

Exposição de orquídeas com o Armazém das Orquídeas no horário do Shopping

Saiba mais:

Judô – "caminho suave", ou "caminho da suavidade" é uma arte marcial fundada por Jigoro Kano em 1882, e que reúne a essência de várias outras artes marciais, como o jiu-jitsu. Seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.O judô foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1964, na edição realizada em Tóquio.

Rogério Sampaio - Tornou-se conhecido internacionalmente ao ganhar a medalha de ouro no judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, a segunda ganha pelo Brasil neste esporte. Sua medalha foi a única de ouro individual do Brasil naquela competição. Hoje é blogueiro do portal R7, comentarista de judô da Rede Record e continua a dar aulas em sua academia, em Santos.

Origami – arte milenar japonesa que significa "dobradura de papel" (ORU = Dobrar e KAMI = Papel). De um simples pedaço de papel, geralmente quadrado, consegue-se diversas formas de animais, flores e formas geométricas. É uma arte de grande valor pedagógico, pois desenvolve nas crianças a criatividade e a habilidade motora. Para os adultos, é um ótimo exercício para a mente.

Ikebana - arte de montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Ikebana é um termo em japonês que significa "flores vivas". Existem diversos estilos de Ikebana. O Sanguetsu, escola criada por Mokiti Okada, tem como princípio o respeito à natureza e a não modificação dos materiais usados (folhas, flores, galhos), tentando criar um arranjo mais natural e equilibrado possível.

Bonsai - significa "árvore em bandeja" ou "árvore num vaso". Entre os seus atributos, a planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura, simulando os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade e do tempo sobre os galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

Kirigami - Kirigami (do japonês: de kiru, "recortar", e kami, "papel") ou Origami arquitetônico é a arte de recortar e colar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos tridimensionais. Desenvolvida na década de 80 por Masahiro Chatani, professor de arquitetura do Instituto de Tecnologia de Tóquio, o Origami arquitetônico combina três técnicas: a dobradura do Origami, o Kirigami e a engenharia de antigos livros infantis "pop-ups".

 

Atrium Shopping

Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 – Santo André – SP

Tel.: (11) 3135- 4500 - www.atriumshopping.com

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo