Cultura e Lazer

07/08/2015 03:53

Convenção Steampunk agita Paranapiacaba no fim de semana

Novidade deste ano será a produção de uma fotonovela, que terá a vila como cenário.

Neste fim de semana Paranapiacaba receberá mais uma Convenção Steampunk. Em sua 3ª edição o evento, que reúne entusiastas do universo da literatura de ficção científica do século 19 e das máquinas a vapor, homenageia Julio Verne, autor de clássicos como “Viagem ao centro da Terra” e “20 mil léguas submarinas”, e considerado o pai da ficção científica. A abertura será no sábado às 10h, no Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/nº) com a palestra sobre “Os mistérios da criatividade”, com Guilherme Delmolin e William de Souza. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

A SteamCon de Paranapiacaba é o maior evento do gênero em todo o Brasil e de acordo com os organizadores, tem como proposta fazer uma “imersão espaço-temporal” aos entusiastas da época do auge das máquinas a vapor, por meio de atividades como oficinas de customização, palestras, apresentação de filmes e animes, com muita diversão e confraternização entre os participantes. A novidade desta edição será a produção de uma fotonovela tendo a vila como cenário. A atividade acontecerá no domingo a partir das 15h no Clube ULS. As atividades acontecerão também no Antigo Mercado, que abrigará uma feira de produtos e outros espaços da parte baixa da Vila.

A programação no sábado no Clube ULS contará ainda com a palestra do professor Henrique de Oliveira sobre “Os princípios do motor a vapor – da cultura Steampunk às usinas modernas”, às 10h40. Às 11h tem início o debate sobre Ufologia. A partir das 13h15 o professor Fábio Fernandes (PUC-SP) fará exposição “Em praias industriais: a experiência de escrever Steampunk brasileiro em inglês”, e às 15h a arte-educadora Cecília Camargo realizará palestra sobre “O vapor, os trilhos e o crescimento da região do ABC”. Estão previstas apresentações de dança às 14h45 e 16h15. A apresentação de Paulo Fodra, sobre “Vapor e história alternativa” encerra a programação do sábado às 17h.

No domingo, a programação no Clube ULS tem início às 10h, com a apresentação sobre “Esportes vitorianos e suas indumentárias”, a cargo da designer de moda Aline Dalla Vecchia. A partir das 11h será realizada a mesa “Steampunk tupiniquim: criação literária e retrofuturismo nacional”, com a participação do escritor gaúcho A. Z. Cordenonsi, o professor Enéias Tavares (Universidade Federal de Santa Maria) e da escritora e historiadora Nikelen Witter. Às 13h o autor Yuri Cortez fará palestra “Da Terra à Lua à Terra outra vez: ainda há estilhaços do pai do Steampunk no Steampunk brasileiro?”. O jornalista Lucas Veroneze Tola realiza palestra “Breve histórico dos games e o retrofuturismo”, às 14h. Em seguida, às 14h45, Amanda Teixeira Santos, mais conhecida como Capitã Garra, faz palestra sobre “Dieselpunk: o espírito do óleo”, e às 15h Fábio Melo e o DJ Freon discorrerão sobre a música Steampunk. Ainda no domingo serão realizadas as oficinas de criação de contos com Alvaro Domingos, às 10h, e de construção de um Cosplay Steam, com Alexandre Cavalcante, às 11h. A apresentação da banda Militia encerra a convenção no domingo às 16h no Clube ULS.

O evento SteamCon 2014 é organizado pelo Conselho Steam Punk e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo André. A programação completa do evento está disponível em http://sp.steampunk.com.br/.

SERVIÇO:

3ª Convenção Steampunk de Paranapiacaba
Data: Sábado (8) e domingo (9), a partir das 10h
Local: Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olynto, s/n) e outros espaços da parte baixa da vila
Site do evento: http://sp.steampunk.com.br/


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo